Agregando Valores em Produtos do Agronegócio



Destaque sua empresa no mercado, agregando valor aos seus produtos.

Este curso estimula uma visão estratégica para agregação de valor em produtos do agronegócio com objetivo de obter vantagem competitiva frente a um mercado cada vez mais exigente com produtos voltados para a sustentabilidade e certificações de qualidade.
 
Próxima turma: Mediante fechamento de turma.
Carga Horária: 30 horas
Público-Alvo: Agentes da cadeia produtiva do agronegócio envolvidos com agregação de valor. Profissionais de pesquisa e desenvolvimento, produtores rurais, agroindústrias, gestores das áreas de estratégia, marketing, produção, qualidade, certificação, comercialização e outros interessados no tema.
 
 
 
É preciso que se pense em alternativas produtivas que permitam atender às demandas de mercado com produtos superiores (de produção, comercialização e consumo), com alto valor agregado e eficiência produtiva. O mercado tem exigido produtos voltados para a sustentabilidade e certificações de qualidade.
 
Objetivos:
Desenvolver o pensamento estratégico direcionado à agregação de valor para produtos do agronegócio;
Apresentar mudanças estratégicas nas cadeias agroalimentares orientadas para o mercado;
Desenvolver noções de estratégia, vantagem competitiva e cadeia de valor;
Contextualizar sobre percepção e decisão de compra de produtos do Agronegócio;
Ilustrar a orientação estratégica organizacional para as demandas de mercado a partir de cooperação, conglomerados e sistemas de certificação de qualidade.
 
Competências e Habilidades a serem atingidas pelo aluno no curso:
- Demonstrar capacidade de analisar e atender às demandas de mercado de forma estratégica e sistêmica, englobando os diferentes atores relacionados à cadeia produtiva de atuação;
- Posicionar-se de maneira proativa para o diagnóstico e o desenvolvimento de estratégias voltadas a processos, produtos e serviços com valor agregado;
- Evidenciar compreensão das tendências e desafios relacionados à agregação de valor em produtos do agronegócio.
 
INVESTIMENTO: R$299,00
 
Professora autora: Natália Carrão Wincler
Doutoranda em Administração (UFRGS), Mestre em Agronegócios (UFRGS), Bacharel em Administração (UPF).
 
Metodologia do Curso
Os cursos de Educação a Distância do I-UMA são via internet; contam com recursos multimídia(imagens, sons, vídeos, etc) e recursos didáticos como livro-texto, fórum, atividades avaliativas, leituras complementares e tutoria.
O professor tutor é responsável pelo acompanhamento acadêmico e de aprendizado do aluno, durante todo o período do curso. Fomenta a interação entre os participantes, esclarece dúvidas, avalia e instiga o aluno a atingir as competências e habilidades propostas no curso.
 
Avaliação
A avaliação de aprendizagem se dá de forma sequencial ocorrendo em cada módulo/unidades de aprendizagem, através de atividades avaliativas, descritivas e/ou objetivas, podendo ser de forma individual e/ou coletiva, que terão como objetivo aferir o desenvolvimento das competências e habilidades previstas.
Para receber o certificado de conclusão do curso o aluno deverá ter média igual ou maior que 7,0 (sete). O aluno que não atingir a média 7,0 (sete) ao final do curso irá receber uma declaração de participação se tiver realizado todas as atividades propostas no curso.
 
Conteúdo Programático a ser desenvolvido no curso
Módulo I – Evolução dos sistemas produtivos a partir das demandas de mercado
Unidade 1 – Do paradigma Produtivista para a Orientação para o Mercado
Unidade 2 – Percepção de Valor, Decisão de Compra e Satisfação
 
Módulo II- O Uso estratégico da cadeia de valor
Unidade 1 – Cadeia e Sistema de Valor
Unidade 2 – Diagnóstico e Planejamento Estratégico
Unidade 3 – Estratégias Competitivas
 
Módulo III – Orientação estratégica para agregação de valor
Unidade 1 – Cooperação, Conglomerados e Desempenho Competitivo
Unidade 2 – Sistemas de Certificação de Qualidade