Oportunidades de Consumo no Mercado Interno de Commodities



Conhecer o consumidor do seu produto, grande oportunidade para alavancar resultados.

Dinâmica de preferências e hábitos do consumidor, compreendendo o processo decisório de compra de commodities, seus fatores influentes, bem como destacar oportunidades de promoção ao incremento do consumo no mercado interno de commodities.

 

Próxima turma: Mediante fechamento de turma.

Carga Horária: 30 horas

Público Alvo: Profissionais das mais distintas áreas de atuação, Executivos, Técnicos, Empreendedores, Produtores rurais, Administradores, Gerentes, Estudantes e novos entrantes no setor.

 

Atualmente, empresas têm desenvolvido estratégias buscando garantir a competitividade e sustentabilidade das cadeias de produção a que pertencem por meio do conhecimento dos atributos que fazem a preferência dos consumidores. O consumo, associado a outros fatores, determina a sobrevivência das empresas. Por essa razão, os consumidores constituem um dos pontos de maior relevância nas estratégias empresariais adotadas, e devem ser bem compreendidos em suas atitudes, hábitos e crenças. Neste contexto, este curso aborda os fundamentos de preferência e comportamento do consumidor, com ênfase no mercado interno de commodities agropecuárias, iniciando pela definição da conjuntura atual do mercado e oportunidades e, posteriormente, aplicando os conceitos acadêmicos na prática com a análise de cases.

Objetivo:

Promover novos conhecimentos e esclarecer a dinâmica de preferências e hábitos do consumidor, compreendendo o processo decisório de compra de commodities, seus fatores influentes, bem como destacar oportunidades de promoção ao incremento do consumo no mercado interno de commodities.

 

Competências e habilidades a serem atingidas pelo aluno no curso:

- Ao final do curso o aluno será capaz de identificar a dinâmica e as principais relações entre comportamento do consumidor, segmentação de mercado e fatores de influência sobre o consumo;

- Compreender as facilidades e dificuldades da produção em escala e da diferenciação de produtos;

- Reconhecer a importância em esclarecer as mudanças e o perfil dos consumidores de alimentos no Brasil;

- Visualizar com exemplos práticos algumas oportunidades para incremento no consumo interno de commodities.

 

INVESTIMENTO: R$299,00

 

Professora Autora: Fernanda Scharnberg Brandão

Doutora em Agronegócio (UFRGS), Mestre em Agronegócio (UFRGS), Médica Veterinária (UFRGS).

 

Metodologia do Curso

Os cursos de Educação a Distância do I-UMA são via internet; contam com recursos multimídia(imagens, sons, vídeos, etc) e recursos didáticos como livro-texto, fórum, atividades avaliativas, leituras complementares e tutoria.

O professor tutor é responsável pelo acompanhamento acadêmico e de aprendizado do aluno, durante todo o período do curso. Fomenta a interação entre os participantes, esclarece dúvidas, avalia e instiga o aluno a atingir as competências e habilidades propostas no curso.

 

Avaliação

A avaliação de aprendizagem se dá de forma sequencial ocorrendo em cada módulo/unidades de aprendizagem, através de atividades avaliativas, descritivas e/ou objetivas, podendo ser de forma individual e/ou coletiva, que terão como objetivo aferir o desenvolvimento das competências e habilidades previstas.

Para receber o certificado de conclusão do curso o aluno deverá ter média igual ou maior que 7,0 (sete). O aluno que não atingir a média 7,0 (sete) ao final do curso irá receber uma declaração de participação se tiver realizado todas as atividades propostas no curso.

 

Conteúdo Programático a ser Desenvolvido do Curso:

Módulo I –Mercado consumidor

Unidade 1 – Comportamento do consumidor segundo abordagem do Marketing
Unidade 2 –Segmentação de mercado
Unidade 3 – Fatores influentes no processo decisório de compra

Módulo II –Mercado de commodities

Unidade 1 – Mercado interno de commodities
Unidade 2 – Produção em escala e/ou diferenciação de produtos
Unidade 3 –Mudanças nos padrões de consumo

Módulo III –Contexto Brasileiro

Unidade 1 – Perfil do consumidor brasileiro de alimentos
Unidade 2 – Principais limitantes ao incremento de consumo
Unidade 3 – Exemplos aplicados de oportunidades ao incremento de consumo no mercado interno