Comercialização no Agronegócio



Compreenda as particularidades do processo de comercialização no agronegócio

Esse curso proporcionará a você, a compreensão da dinâmica da comercialização no agronegócio e suas particularidades, com exemplos atuais e práticos, bem como as principais tendências do consumo de alimentos, identificar os mecanismos de comercialização disponíveis e as estratégias de proteção à comercialização.

 

Próxima turma: Mediante fechamento de turma.

Carga Horária: 15 horas

Público Alvo: Produtores Rurais das Cadeias de Grãos e Carnes, Acadêmicos das Agrárias (veterinária, zootecnia, agronomia), Administração, Economia.

 

 

O mercado de comercialização no agronegócio é extremamente dinâmico e nosso conhecimento necessita de constantes atualizações a respeito desse tema. Esse curso proporcionará ao aluno a compreensão básica da dinâmica da comercialização no agronegócio, com exemplos atuais e práticos. Além disso, o aluno será capaz de apontar algumas das principais tendências do consumo de alimentos, identificar os mecanismos de comercialização disponíveis bem como as estratégias de proteção à comercialização.

 

Objetivos:

Compreender as particularidades da comercialização de produtos agropecuários, tendências no consumo de alimentos, as estratégias de proteção, os mecanismos de comercialização, bem como os efeitos das políticas públicas e o papel do comércio internacional sobre o tema, proporcionando uma visão ampla.

 

Competências a serem atingidas pelo aluno no curso:

- Compreender de maneira prática as características pertencentes à comercialização dos produtos agropecuários;

- Conhecer algumas das tendências para o consumo de alimentos;

- Identificar fatores que influenciam direta ou indiretamente à comercialização, como as políticas públicas e o comércio internacional;

- Apresentar os mecanismos de comercialização, bem como as estratégias de proteção na comercialização do agronegócio.

 

INVESTIMENTO: R$ 149,00 PROMOÇÃO – R$89,00

 

 

Professora autora: Fernanda Scharnberg Brandão

Doutora em Agronegócios (UFRGS), Mestre em Agronegócios (UFRGS) e Médica Veterinária (UFRGS).

 

Metodologia do Curso

Os cursos de Educação a Distância do I-UMA são via internet; contam com recursos multimídia(imagens, sons, vídeos, etc) e recursos didáticos como livro-texto, fórum, atividades avaliativas, leituras complementares e tutoria.

O professor tutor é responsável pelo acompanhamento acadêmico e de aprendizado do aluno, durante todo o período do curso. Fomenta a interação entre os participantes, esclarece dúvidas, avalia e instiga o aluno a atingir as competências e habilidades propostas no curso.

 

Avaliação

A avaliação de aprendizagem se dá de forma sequencial ocorrendo em cada módulo/unidades de aprendizagem, através de atividades avaliativas, descritivas e/ou objetivas, podendo ser de forma individual e/ou coletiva, que terão como objetivo aferir o desenvolvimento das competências e habilidades previstas.

Para receber o certificado de conclusão do curso o aluno deverá ter média igual ou maior que 7,0 (sete). O aluno que não atingir a média 7,0 (sete) ao final do curso irá receber uma declaração de participação se tiver realizado todas as atividades propostas no curso.

 

Conteúdo programático a ser desenvolvido no curso:

Módulo I – Peculiaridades e perspectivas à comercialização no agronegócio

Unidade 1 – Introdução

Unidade 2 – Particularidades da comercialização de produtos agropecuários

Unidade 3 – Tendências no consumo de alimentos

Unidade 4 – Estratégias de proteção

 

Módulo II – Produção ao consumo: fatores endógenos e exógenos na comercialização

Unidade 1 – Mecanismos de comercialização

Unidade 2 – Efeitos das políticas públicas e o papel do comércio internacional na comercialização

Unidade 3 – Produtos agropecuários desde o ponto de produção até o consumidor final