Compreenda as particularidades do processo de comercialização no agronegócio
Esse curso proporcionará a você, a compreensão da dinâmica da comercialização no agronegócio e suas particularidades, com exemplos atuais e práticos, bem como as principais tendências do consumo de alimentos, identificar os mecanismos de comercialização disponíveis e as estratégias de proteção à comercialização.
Próxima turma: Mediante fechamento de turma.
Carga Horária: 15 horas
Público Alvo: Produtores Rurais das Cadeias de Grãos e Carnes, Acadêmicos das Agrárias (veterinária, zootecnia, agronomia), Administração, Economia.
O mercado de comercialização no agronegócio é extremamente dinâmico e nosso conhecimento necessita de constantes atualizações a respeito desse tema. Esse curso proporcionará ao aluno a compreensão básica da dinâmica da comercialização no agronegócio, com exemplos atuais e práticos. Além disso, o aluno será capaz de apontar algumas das principais tendências do consumo de alimentos, identificar os mecanismos de comercialização disponíveis bem como as estratégias de proteção à comercialização.
Objetivos:
Compreender as particularidades da comercialização de produtos agropecuários, tendências no consumo de alimentos, as estratégias de proteção, os mecanismos de comercialização, bem como os efeitos das políticas públicas e o papel do comércio internacional sobre o tema, proporcionando uma visão ampla.
Competências a serem atingidas pelo aluno no curso:
- Compreender de maneira prática as características pertencentes à comercialização dos produtos agropecuários;
- Conhecer algumas das tendências para o consumo de alimentos;
- Identificar fatores que influenciam direta ou indiretamente à comercialização, como as políticas públicas e o comércio internacional;
- Apresentar os mecanismos de comercialização, bem como as estratégias de proteção na comercialização do agronegócio.
INVESTIMENTO: R$ 149,00 PROMOÇÃO – R$89,00
Professora autora: Fernanda Scharnberg Brandão
Doutora em Agronegócios (UFRGS), Mestre em Agronegócios (UFRGS) e Médica Veterinária (UFRGS).
Metodologia do Curso
Os cursos de Educação a Distância do I-UMA são via internet; contam com recursos multimídia(imagens, sons, vídeos, etc) e recursos didáticos como livro-texto, fórum, atividades avaliativas, leituras complementares e tutoria.
O professor tutor é responsável pelo acompanhamento acadêmico e de aprendizado do aluno, durante todo o período do curso. Fomenta a interação entre os participantes, esclarece dúvidas, avalia e instiga o aluno a atingir as competências e habilidades propostas no curso.
Avaliação
A avaliação de aprendizagem se dá de forma sequencial ocorrendo em cada módulo/unidades de aprendizagem, através de atividades avaliativas, descritivas e/ou objetivas, podendo ser de forma individual e/ou coletiva, que terão como objetivo aferir o desenvolvimento das competências e habilidades previstas.
Para receber o certificado de conclusão do curso o aluno deverá ter média igual ou maior que 7,0 (sete). O aluno que não atingir a média 7,0 (sete) ao final do curso irá receber uma declaração de participação se tiver realizado todas as atividades propostas no curso.
Conteúdo programático a ser desenvolvido no curso:
Módulo I – Peculiaridades e perspectivas à comercialização no agronegócio
Unidade 1 – Introdução
Unidade 2 – Particularidades da comercialização de produtos agropecuários
Unidade 3 – Tendências no consumo de alimentos
Unidade 4 – Estratégias de proteção
Módulo II – Produção ao consumo: fatores endógenos e exógenos na comercialização
Unidade 1 – Mecanismos de comercialização
Unidade 2 – Efeitos das políticas públicas e o papel do comércio internacional na comercialização
Unidade 3 – Produtos agropecuários desde o ponto de produção até o consumidor final