Especialização em Processos de Certificação em Cadeias Produtivas do Agribusiness


OBJETIVO:

Proporcionar a condição necessária ao processo de capacitação para realizar auditorias em processos de certificação no agronegócio, bem como discutir metodologia, conhecimentos necessários e práticas para o exercício de auditorias em processos de certificação nas principais cadeias produtivas brasileiras.

PÚBLICO-ALVO:

Executivos e técnicos que venham a coordenar programas de certificação em organizações ligadas às cadeias produtivas do agronegócio; Auditores que irão realizar uma ampla variedade de auditorias de processos de sustentabilidade; Organizações que precisam conhecer o escopo e a metodologia dos processos de certificação utilizados nas cadeias produtivas do agronegócio.

 DIFERENCIAIS DO CURSO:

Com o aumento da internacionalização da produção e consumo de alimentos, a preocupação com a segurança do alimento fez com que os consumidores reagissem de diversas maneiras. A principal reação diz respeito à exigência de maior segurança e qualidade, bem como mais informações, a partir de transparência nos processos produtivos por meio de confiáveis sistemas de segurança do alimento.   O incremento de demanda pela segurança do alimento e pelos controles regulatórios rígidos obrigou as cadeias produtivas a desenvolverem soluções seguras para os sistemas globais de alimentos. Para isso, os Processos de Certificação nas Cadeias Produtivas são fundamentais, pois são designados para controlar os riscos potenciais de segurança do alimento associados com um produto e também para garantir as exigências da legislação de segurança, padrões do varejo e/ou esquemas de qualidade assegurada, que por sua vez possibilita a geração de vantagens competitivas.

ESTRUTURA CURRICULAR:

SEMESTRE I

  • Cenário no Agronegócio (painel)
  • Certificação no Agronegócio
  • Conceitos de Cadeias Produtivas no Agronegócio
  • Comercialização e Marketing Agroindustrial nas Relações Internacionais
  • Consumidor Ético e a Competitividade das Cadeias Produtivas

SEMESTRE II

  • Tipologias de Esquemas de Qualidade Assegurada
  • Certificação de Frutas
  • Certificação Ambiental
  • Certificação de Biocombustiveis
  • Certificação na Pecuária de Corte

SEMESTRE III

  • Certificação de Agricultores Familiares
  • Tecnologia da Informação e os Processos de Certificação
  • Estudos Avançados
  • Visitas Técnicas
  • Banca de Apresentação Trabalho de Conclusão do Curso – Artigo Científico

 

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

CENÁRIO NO AGRONEGÓCIO (Painel): Dados estatísticos das principais commodities agrícolas no Brasil e no Mundo. O mercado e o cenário agroalimentar desde a dimensão local até a dimensão global. As tendências mercadológicas dos grãos, cereais, lácteos, carnes e agroenergia no mundo. O consumidor do futuro e as estratégias dos países e das empresas.

CERTIFICAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: Certificação como estratégia de competitividade no agronegócio. Certificação de produtos e processos. Ferramentas para a gestão de qualidade na engenharia de processos e de agroalimentos. Aspectos éticos, sociais e relações humanas. Gestão de qualidade. Auditorias. Organograma internacional da certificação. As normas ISO. Tipos de certificação com aplicabilidade no agronegócio. O papel do INMETRO

CONCEITOS DE CADEIAS PRODUTIVAS NO AGRONEGÓCIO: Visão sistêmica das cadeias agroindustriais. Abordagens de cadeias: “Commodity System Approach” (CSA), filière (descrição técnico-econômica), complexos agroindustriais, cadeias de produção/agroindustrial, clusters, sistemas agroindustriais, cadeia de suprimentos, alianças e/ou redes. Relacionamento interorganizacional. Sistemas integrados. Arranjos Produtivos Locais. Seminário com convidado especial.

COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING AGROINDUSTRIAL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Estudo de conceitos básicos de comercialização e de marketing em empresas. Descrição da organização de comercialização e definição de suas principais funções. Análise da influência das estruturas de mercado na formação de preços agrícolas. Estudo do modelo estrutura-conduta-desempenho. Caracterização de Sistema de Marketing e de Marketing Estratégico. Relação entre marketing e segmentação de mercado, pesquisa mercadológica no Agronegócio e mercado externo de produtos agroindustriais.

CONSUMIDOR ÉTICO E A COMPETITIVIDADE DAS CADEIAS PRODUTIVAS: Entendendo o Consumidor Moderno. As Mudanças nos Cenários dos Alimentos. Qualidade em Alimentos. Analise do Ambiente Competitivo. A Visão Baseada em Recursos. Estratégias para as Cadeias Produtivas.

TIPOLOGIAS DE ESQUEMAS DE QUALIDADE ASSEGURADA: Conceitos introdutórios sobre certificações. Componentes dos sistemas de certificações. Principais sistemas de certificações públicos e privados existentes no agronegócio. GLOBALGAP. USDA Process Verified. Fair Trade Labelling Organization. Rainforest Alliance Certified. HACCP. Certificações Orgânicas. INMETRO. Sistema de certificação participativa.

CERTIFICAÇÃO DE FRUTAS: Diagnóstico da Cadeia Produtiva de Frutas. Exigências mercadológicas. A Produção Integrada de Frutas. EurepGap. Visualização da aplicação dos conceitos apresentados. Agenda Estratégica para o Setor.

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL: Panorama atual do debate ambiental. Desenvolvimento da Política e das Normas Ambientais. ISO 14000 e ISSO 26.000. Selos Ambientais. Carbon Free (neutralização). Créditos de Carbono. Responsabilidade Social Corporativa. Visualização da aplicação dos conceitos apresentados. Agenda Estratégica para o Setor.

CERTIFICAÇÃO DE BIOCOMBUSTIVEIS: Contextualização da cadeia produtiva dos Biocombustíveis. Principais debates do setor. A utilização da ISO 14.000. Selo Combustível Social. Novas Alternativas de Certificações. Agenda Estratégica para o Setor.

CERTIFICAÇÃO NA PECUÁRIA DE CORTE: Panorama atual da cadeia produtiva. Principais exigências do mercado externo e interno. O Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovino e Bubalinos (Sisbov). USDA Process Verified. Programas Privados de Certificações de Carnes (EurepGap – Associações de Raça, etc.). Visualização da aplicação dos conceitos apresentados. Agenda Estratégica para o setor.

CERTIFICAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES: A inserção da agricultura familiar no ambiente competitivo do agronegócio. O mercado de produtos orgânicos. O Comércio Justo. A Certificação Participativa. Visualização da aplicação dos conceitos apresentados.  Agenda Estratégica para o Setor.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E OS PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO: Os sistemas de informações e seus componentes. O valor estratégico da tecnologia da informação. Os principais recursos de software e hardware utilizados nos Processos de Certificações. Alinhando a tecnologia da informação ao processo estratégico das cadeias produtivas. Visualização da aplicação dos conceitos apresentados. Agenda Estratégica para o Setor.

ESTUDOS AVANÇADOS: Conhecimento de uma prática organizacional ou empresarial, através da imersão [pesquisa-ação, estudo de caso,...] e do estudo sistemático [diagnóstico e análise], embasado em teorias organizacionais, administrativas e metodológicas pertinentes, culminando com a delimitação, sistematização e apresentação de um problema de pesquisa a ser estudado na área dos Processos de Certificação em Cadeias Produtivas do Agronegócio.

VISITAS TÉCNICAS: Visualizar in loco, nas cadeias produtivas estudadas, os processos de certificação utilizados.

Elaboração de um Artigo Científico referente ao tema “Certificações em Cadeias Produtivas do Agronegócio”. Esse artigo devera constar de 20 a 30 paginas. O aluno também devera apresentar seu trabalho para uma banca composta de 2 professores.

BANCA DE APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO – ARTIGO CIENTÍFICO

INFORMAÇÕES GERAIS:

CARGA HORÁRIA: 384 horas

HORÁRIOS: sexta-feira: das 19h às 22h30min – sábado: das 8h às 12h – 13h às 16h.

AULAS: somente nos finais de semana; alternados. Sextas à noite e Sábados durante o dia.

LOCAL: Edifício Palácio do Comércio FEDERASUL – Rua Largo Visconde do Cairú, n°:17, 5° andar Porto Alegre/RS Pabx: (51) 3224.6111

HOSPEDAGEM: Para alunos de fora de Porto Alegre, temos convênios com hotéis próximos a sede do I-UMA.

DOCUMENTAÇÃO: Os candidatos considerados aptos deverão efetuar a matrícula junto à Secretaria do I-UMA mediante a entrega dos seguintes documentos e preenchimento de ficha de inscrição:

  • Certificado de Conclusão de Curso Superior de graduação devidamente registrado;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia da Cédula de Identidade e CPF;
  • Currículo atualizado.

CONTATO: i-uma@i-uma.edu.br