Marketing Aplicado ao Agronegócio


RECICLAGEM ESTRATÉGICA DE MARKETING NO AGRONEGÓCIO

Curso de extensão diferenciado pela capacitação intensiva de profissionais. Conteúdos estratégicos para seus negócios, culminando num Plano de Marketing para suas respectivas áreas de interesse. Os alunos terão a oportunidade de tratar sobre análise e avaliação de projetos agropecuários, comercialização, negociação, organização da produção, e o desenvolvimento de competências na administração de marketing e negócios.

Ao final desse curso espera-se um salto qualitativo do nível de conhecimento de gestão, que vão possibilitar um incremento na carreira profissional do aluno e a integração das cadeias produtivas do agronegócio.

O Programa Avançado de Marketing no Agronegócio – PAMA trabalha metodologia, filosofia, conceitos, técnicas e práticas do marketing e experiências do mundo dos negócios e acadêmico dos professores, conduzindo os alunos a dominarem as variáveis do processo decisório de seus negócios.

PÚBLICO ALVO:

Dirigido a gerentes, coordenadores, técnicos, instrutores, profissionais em busca de atualização estratégica de conhecimento em marketing do agronegócio e estudantes do último ano da graduação de áreas afins, agregando às suas formações e atividades profissionais, conhecimento e relações de negócios de todos os elos da cadeia de valor do agronegócio. Não exige graduação.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

  • Preparar e instrumentalizar os participantes, no que se refere aos processos que envolvam a matriz operacional de um negócio agropecuário, independente do tamanho da propriedade.
  • Visualizar todo o ciclo da cadeia de valor, do insumo até o varejo;
  • Treinar os profissionais para o reposicionamento dos produtores rurais e suas cooperativas para a condição essencial de competitividade;
  • Permitir a cada participante uma melhor compreensão sobre o funcionamento das principais cadeias produtivas agroindustriais;
  • Capacitar o aluno a formular os objetivos da propriedade, montar um plano de ação e compreender o uso das diferentes estratégias para atingir as metas propostas do planejamento;
  • Orientar os profissionais, através do uso do ferramental do marketing, da necessidade de estar voltado para o mercado e com efetivos resultados na sua matriz de capitalização do negócio, que exige além da qualidade, preço, diferenciação, negociação e comercialização.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Marketing no Agronegócio
  • Análise e Avaliação de Projetos Agropecuários
  • Planejamento Estratégico de Marketing e Negócios
  • Principais Cadeias Produtivas Agroindustriais
  • Organização dos Agronegócios para competitividade
  • Finanças e Gerenciamento de Risco no Campo
  • Comercialização no Agronegócio
  • Plano Estratégico de Ação Mercadológica
  • Banca de Apresentação Trabalho Final

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MARKETING DO AGRONEGÓCIO: Disponibilizar conhecimentos sobre processos de produção das cadeias do agronegócio, alternativas tecnológicas, inserção do negócio no mercado globalizado considerando as tendências e competitividade das cadeias produtivas e do conceito do novo mundo rural.

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS: A contextualização de investimento na empresa. Os diferentes critérios de rentabilidade de um projeto de investimento. O ciclo de vida de um projeto de investimento. Análise de riscos e incertezas nas decisões de investimento. A Abordagem Estratégica na avaliação de projetos agroindustriais. Estudos de caso no agronegócio.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKTING E NEGÓCIOS: Conceito, filosofia e virtude do Plano de Marketing e Business. As etapas e estruturas do planejamento estratégico. Visão, missão e posicionamento empresarial. Administração do plano de negócios: formatação controles e orientação para caminhos estratégicos de acordo com as opções individuais dos alunos.

PRINCIPAIS CADEIAS AGROINDUSTRIAIS: O Agronegócio brasileiro cresceu significativamente nos últimos anos, no entanto, as margens econômicas da atividade cada vez mais são pressionadas pela concorrência e por um consumidor mais influente na formação dos preços. Cada vez mais é necessário compreender a organização das cadeias produtivas, seus pontos fortes e debilidades, para agir diante das oportunidades que surgem. A presença de um consumidor cada vez mais exigente transcende apenas a gôndola do supermercado, permeando por todos os canais até a base de produção, dentro da porteira. Para isso é fundamental compreender todo o processo do prato ao pasto.

ORGANIZAÇÃO DOS AGRONEGÓCIOS PARA COMPETITIVIDADE: Introdução – Base produtiva e geração de riquezas. Uma visão estratégica da produção e operações. Estratégia de produção e operações: conceitos e formulação. Desverticalização da produção e operações

FINANÇAS E GERENCIAMENTO DE RISCO NO CAMPO: Principais conceitos no processo de gestão operacional, econômica e financeira. Reflexo das decisões operacionais nos principais demonstrativos de resultados dos negócios. Perspectiva da dinâmica dos negócios na visão dos investimentos e financiamentos. Alternativas de investimentos no setor de agronegócios

COMERCIALIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: Oferecer a compreensão sobre a particularidade da comercialização de produtos agropecuários, tendências no consumo de alimentos, as estratégias de proteção, os mecanismos de comercialização, bem como os efeitos das políticas públicas e o papel do comércio internacional sobre o tema. Oferecer o embasamento sobre o conjunto de atividades e instrumentos envolvidos na transferência de produtos agropecuários desde o ponto de produção até o consumidor final.

PLANO DE AÇÃO MERCADOLÓGICA -TRABALHO DE CONCLUSÃO: Orientação para elaboração de um trabalho de conclusão do curso (não obrigatório) contribuindo, preferencialmente, com as necessidades de cada participante.

CARGA HORÁRIA: 120hs

 

DURAÇÃO: 6 meses

AULAS: aos finais de semana; alternados. Sextas à noite e Sábados durante o dia.

HORÁRIOS: sexta-feira: das 19h às 22h30min – sábado: das 8h às 12h – 13h às 16h.

LOCAL:
Edifício Palácio do Comércio FEDERASUL – Rua Largo Visconde do Cairú, n°:17, 5° andar Porto Alegre/RS  Fone (51) 3224.6111

HOSPEDAGEM:
Para alunos de fora de Porto Alegre, temos convênios com hotéis próximos da sede do I-UMA.

DOCUMENTOS:
Preenchimento da Ficha de Inscrição;
Cópia da Cédula de Identidade e CPF;

CONTATO: secretariaacademica@i-uma.edu.br