Especialização de Marketing em Agribusiness


 

Orientada para profissionais em diferentes momentos da carreira, que visam atuar em posições estratégicas em suas organizações, trabalhando o posicionamento de marketing em toda a cadeia de valor. Cada aluno irá criar um Plano de Negócios, face às oportunidades do seu ambiente acadêmico ou empresarial. Como resultado espera-se qualificar recursos humanos, alicerçar empreendimentos, atender atuais e futuras demandas nas diversas cadeias do agronegócio.

Única especialização no País, voltada exclusivamente para o marketing no agronegócio.

 

OBJETIVO:

Preparar e capacitar profissionais para atuarem nos diversos setores da cadeia produtiva do agronegócio, com visão global, multidisciplinar, prática e científica. Ao mesmo tempo, instrumentalizá-los, com embasamento teórico/prático, para o desenvolvimento da ação mercadológica com ênfase nas relações negociais e de promoção do marketing do setor agropecuário.

 

PÚBLICO ALVO:

- Profissionais oriundos de cursos superiores, reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação, em busca de uma formação especializada, polivalente e multidisciplinar para o agronegócio.

- Empresários, diretores e gerentes de empresas nos segmentos da indústria de insumos; indústria de processamento (alimentos, bebidas, fumos, fibras e energia renovável); produtores rurais, empresas e cooperativas agropecuárias; distribuição (atacado e varejo); prestadores de serviços (tradings e instituições financeiras); agências de propaganda e mídia especializada.

- Para novos profissionais em busca da especialização em marketing do Agribusiness, agregando à sua formação e atividade profissional, conhecimento e relações de negócios na interconectividade de todos os elos produtivos do agronegócio.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Especialização  voltada exclusivamente para o marketing no agronegócio.

O Especialista de Marketing em Agribusiness estará apto à:

-         Inspirar e qualificar lideranças ao desenvolvimento.

-         Desenvolver produtos e serviços.

-         Obter resultados estrategicamente planejados.

-         Criar e inovar tecnologicamente.

-         Pensar e agir mercadologicamente.

-         Integrar relações de interesses negociais.

-         Ampliar mercados.

 

ESTRUTURA CURRICULAR:

SEMESTRE I

  • Cenário no Agronegócio
  • Marketing em Agribusiness
  • Conceitos de Cadeias Produtivas no Agronegócio
  • Comercialização
  • Certificação e Diferenciação de Processos e Produtos no Agronegócio

SEMESTRE II

  • Planejamento Estratégico de Marketing e Negócios
  • Análise Microeconômica para o Agronegócio
  • Finanças no Agronegócio
  • Organização dos Agronegócios para a Competitividade
  • Logística no Agronegócio
  • Tecnologia da Informação
  • Inovação e Competitividade no Agronegócio

SEMESTRE III

  • Técnicas de Exportação Agroindustrial
  • Arquitetura  de Negociação
  • Estratégia de Desenvolvimento de Agropólos
  • Desenvolvimento do Capital Humano
  • Comunicação com o Mercado
  • Construção de Relações no Sistema da Cadeia Produtiva do Agronegócio
  • Metodologia Científica

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

SEMESTRE – I

CENÁRIO NO AGRONEGÓCIO: Dados estatísticos das principais commodities agrícolas no Brasil e no Mundo. O mercado e o cenário agroalimentar desde a dimensão local até a dimensão global. As tendências mercadológicas dos grãos, cereais, lácteos, carnes e agroenergia no mundo. O consumidor do futuro e as estratégias dos países e das empresas.

MARKETING EM AGRIBUSINESS: Compreensão da cadeia de valor mental na direção de Marketing, Interpretação dos papéis dos consumidores e processadores, e, reposicionamento dos produtores rurais e suas cooperativas em nível local e mundial, para a condição essencial de competitividade. Definição estratégica de marketing, aprendizado dos conceitos dos 4 As, 4 Ps e 4 Cs. Estudo de cases e oportunidades do Agribusiness. O valor das marcas.

CONCEITOS DE CADEIAS PRODUTIVAS NO AGRONEGÓCIO: Visão sistêmica das cadeias agroindustriais. Abordagens de cadeias: “Commodity System Approach” (CSA), filière (descrição técnico-econômica), complexos agroindustriais, cadeias de produção/agroindustrial, clusters, sistemas agroindustriais, cadeia de suprimentos, alianças e/ou redes. Seminário com convidado especial.

 COMERCIALIZAÇÃO: Conceituação, visão de longo alcance. Desenvolvimento da mentalidade de crescimento da clientela. Vendas X Marketing. Focos de segmentação para clientes de resultados. Ênfase no trabalho de campo, agregado de informações e valores de conhecimento do cliente. Planos e Estratégias de Comercialização com metas e objetivos pré-estabelecidos.

CERTIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE PROCESSOS E PRODUTOS NO AGRONEGÓCIO: Do poder genético à defesa do consumidor. A legislação no agribusiness mundial e no Brasil. Como proteger o consumidor. A interconectividade e a interdependência do mundo globalizado sob o conceito da produção e da comercialização nos padrões da saúde e qualidade de vida. A estratégia de conquista dos consumidores das zonas urbanas, nacional e internacional como fator diferencial da produção alimentar através da Certificação de origem e da Rastreabilidade. O papel dos organismos das Nações Unidas. O regional marketing networks: Universidades, Trades, Produtores, Industriais e Prestadores de Serviços. A importância do Marketing na promoção da imagem e no sistema de valoração de Marcas. 

 

SEMESTRE – II

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING E NEGÓCIOS: Conceito, filosofia e virtude do Plano de Marketing e Business. As etapas e estruturas do planejamento estratégico. Visão, missão e posicionamento empresarial. Administração do plano de negócios: formatação controles e orientação para caminhos estratégicos de acordo com as opções individuais dos alunos.

ANÁLISE MICROECONÔMICA PARA O AGRONEGÓCIO: Princípios da Oferta e da Demanda, Comportamento do Consumidor, Demanda Individual e de Mercado, Produção e Custo de Produção, Maximização de Lucros e Oferta Competitiva, Análise de Mercados Competitivos, Poder de Mercado.

FINANÇAS NO AGRONEGÓCIO: Gestão Financeira e suas aplicações práticas no Agronegócio. Construção de esquema para análise do fluxo de caixa de uma empresa rural. Custo de Produção: conceitos, métodos de levantamento e análise. Princípios de análise econômica e financeira: resultado financeiro, resultado econômico, preço de custo, custo em produto, lucratividade, rentabilidade e análise de resultados. Conceitos e aplicabilidade do Financial Engineering. Análise patrimonial. Avaliação, análise e tomada de decisão de investimentos.

ORGANIZAÇÃO DOS AGRONEGÓCIOS PARA A COMPETITIVIDADE: Abordagem da Organização Industrial: Estrutura – Conduta – Desempenho. Sistemas de Commodities. Economia institucionalista, economia dos custos de transação. Tendências ambientais e fatores predominantes para o sucesso do milênio.  As principais oportunidades e problemas para o desenvolvimento do marketing do Agribusiness. (Setor).

LOGÍSTICA NO AGRONEGÓCIO: Fundamentos, concepção, compreensão estratégica do desenvolvimento comercial com a competência do processo de distribuição dos produtos e serviços nos diversos segmentos do mercado. Identificação de focos de mercados por grupos de produtos e tipo de clientes. Logística, como fator tático e estratégico na operação para o resultado comercial.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: A Onipresença da Tecnologia da Informação. Importância no processo decisório das relações de negócios entre os diversos elos da cadeia produtiva. O comércio via internet. Utilização dos bancos de dados como fator de pesquisas técnicas e científicas, sistemas de informação mercadológicas na conquista de mercado.

INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NO AGRONEGÓCIO: Estruturação, organização e gerenciamento de uma cadeia produtiva. Processo de formulação de uma estratégia de produção. Conteúdo de uma estratégia de produção para a competitividade, critérios competitivos: qualificadores e ganhadores de pedido. Acessamento de banco de dados de estudos e pesquisas em agronegócios. (Empresa).

TÉCNICAS DE EXPORTAÇÃO AGROINDUSTRIAL: Contextualização do ambiente competitivo exportador. Fatores críticos de sucesso para a competitividade agro-exportadora. Estruturação e Gestão das Operações Exportadoras. Formação de alianças estratégicas na relação de negócios do Agribusiness. Alternativas e caminhos para a inserção internacional do Agribusiness do Brasil no competitivo cenário globalizado. O “antes” e o “depois” da porteira das fazendas em revisão total.

 

SEMESTRE – III

ARQUITETURA DE NEGOCIAÇÃO: Técnicas avançadas de negociação para superação de objeções e buscar o fechamento de acordos. Fundamentos da negociação efetiva. O processo de negociação. Estilos  de negociação, metas, padrões e normas dominantes. Poder de influência. Os mútuos interesses. Relacionamentos. Preparação estratégica. Troca de informações, propostas e concessões. Fechamento de acordos. Ética negocial.

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE AGROPÓLOS: Conceitos, objetivos e diretrizes dos pólos de modernização tecnológico. Oportunidade à inovação do agronegócio regional. Capacidade competitiva através da sustentabilidade, eficiência, diversidade, logística de marketing, qualidade, informação mercadológica, percepção pública, ciência, inovação e informação para a sociedade. Empreendimentos de sucesso. Criatividade gerando oportunidades no moderno Agribusiness. Novos negócios e oportunidades alternativas. Construção dos Arranjos Produtivos – APLs, Cluster e Pólos.

DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO: Desenvolvimento de lideranças e o impacto no crescimento dos negócios. O empowerment e a capacidade da inteligência do processo de liderança como fator diferencial. A competência para o “design” e para o “carisma”. Identificação das novas demandas do ser humano e o trabalho em equipe como forma de realização holística. Missão, valores, visão, como estabelecê-los e gerenciá-los. Os conflitos entre democracia e ações competitivas.  Ambientes associativistas e cooperativistas, determinantes da equação vital para o sucesso das Organizações. Como enfrentar os desafios atuais e do futuro.

COMUNICAÇÃO COM O MERCADO: Composto comunicacional no antes, dentro e pós-porteira da cadeia interativa do Agribusiness. Cenário da comunicação dos produtos processados. A comunicação com os consumidores. A articulação comunicacional com todos os elos da cadeia produtiva do agro-negócio. A mídia internacional, nacional e local. Relações entre instituições privadas e governamentais. Ênfase na comunicação e participação junto às comunidades. Os “4 Cs”. Insumos vitais para a comunicação do Agribusiness.

CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES  NO SISTEMA DA CADEIA PRODUTIVA DO AGRONEGÓCIO: Estratégia de Negócios, solução de tecnologia, processos e pessoas. Gerenciamento de todas as interações com os clientes. Criação de valor mútuo ao longo de todo o tempo de associação negocial. Uso do conhecimento para a obtenção de vantagens competitivas e lucratividade. Incremento e vendas, diminuição à sensibilidade do preço. Estabelecimento de reações mais duradouras. Marketing  de relacionamento. A integração das cadeias e da logística do campo ao consumidor final. A rede de supermercados e o movimento do food service da indústria de alimentação.

METODOLOGIA CIENTÍFICA : Orientações para elaboração de um TCC  conforme conteúdos trabalhados durante o curso.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

CARGA HORÁRIA: 372horas

AULAS: Aos finais de semana; alternados. Sextas à noite e Sábados durante o dia. 

HORÁRIOS: Sexta-Feira: das 19h às 23hmin – Sábado: Das 8h às 12h – 13h às 17h.

LOCAL: Edifício Palácio do Comércio  - Federasul – Largo Visconde do Cairú, n°:17, 5° andar Centro -  Porto Alegre, RS

HOSPEDAGEM: Para alunos de fora de Porto Alegre, temos convênios com hotéis próximos da sede do I-UMA.

DOCUMENTOS:

- Cópia simples do CPF.

- Cópia simples do RG.

- Cópia simples da Certidão de Nascimento ou Casamento.

- Cópia simples do Diploma da Graduação (frente e verso)

- Cópia simples do Atestado de Conclusão

- Cópia simples do Histórico Escolar

- 02 Fotos 3×4

- Currículo

 

CONTATO: i-uma@i-uma.edu.br