Especialização em Gestão e Comercialização para a Cadeia do Arroz


OBJETIVO:

Proporcionar aos agentes da cadeia produtiva e de valor do Arroz visão estratégica para as atividades de comercialização e ampliação de negócios, através da utilização do ferramental da gestão de marketing às tecnologias de produção. Capacitar os agentes em triangulação interativa e integrativa no antes, dentro e depois da porteira.

PÚBLICO ALVO:

Empresários rurais, fornecedores de insumos à produção do Arroz, indústria de processamentos, profissionais de instituições privadas e públicas, agentes financiadores e de investimentos, profissionais interessados no setor, cooperativas, corretoras de mercadorias e de investimento, traders, serviços, varejo e outros.

 

ESTRUTURA CURRICULAR:

SEMESTRE I

  • Cadeia Produtiva do Arroz I (Organização Estrutural)
  • Gestão Estratégica da Liderança
  • Conceitos Econômicos Aplicados ao Agribusiness Orizícola
  • Gestão Financeira – Custos, Orçamentação da Lavoura, Formação dos Preços
  • Cadeia Produtiva do Arroz II (Estrutura Negocial)

SEMESTRE II

  • Planejamento Estratégico Aplicado ao Estudo de Casos em Agronegócios
  • Gestão de Compras
  • Estratégia de Comercialização
  • Gestão Ambiental Integrada dos Agentes da Cadeia Arrozeira
  • Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – Supervisão Presencial
  • Organização dos Agronegócios para a Competitividade

SEMESTRE III

  • Relações com o Mercado no Complexo Agroindustrial Orizícola
  • Técnicas de Exportação Agroindustrial
  • Tecnologia de Produção VS Tecnologia da Informação
  • Relações Contratuais do Negócio Arrozeiro
  • Banca de Apresentação Trabalho de Conclusão do Curso – TCC

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

CADEIA DE PRODUÇÃO DO ARROZ I (Organização Estrutural): O Estado da Arte: história e evolução do arroz no Brasil; Dados estatísticos da produção Orizícola; Arroz como Segurança Alimentar; Introdução dos conceitos básicos sobre o Agribusiness e sobre o enfoque sistêmico dos negócios agro-industriais, incorporando uma visão mais abrangente para as atividades de produção e utilização de produtos e matérias primas de origem agropecuária. Estudo do encadeamento que envolve desde a fabricação de insumos, a produção nas fazendas, a sua transformação até o seu consumo. Novos enfoques para a organização da produção agroindustrial. Estruturação e fluxograma da cadeia produtiva do arroz. Cadeias Agroindustriais: características e dinâmica arrozeira; Coordenação e organização dos agentes.

 GESTÃO ESTRATÉGICA DA LIDERANÇA: Liderança para o século XXI. Formação e desenvolvimento de novas lideranças. Alianças e parcerias no estabelecimento das relações dentro e fora das organizações. A nova linguagem da Administração e suas implicações para os líderes.  Liderança tridimensional: o novo imperativo. Liderança e cultura organizacional. Conduzindo organizações voltadas para o aprendizado. Compartilhamento de valores na cadeia produtiva do arroz.

CONCEITOS ECONOMICOS APLICADOS AO AGRIBUSINESS ORIZÍCOLA: Objetiva-se desenvolver os conceitos básicos da teoria microeconômica. Serão desenvolvidos os conceitos clássicos de microeconomia em uma linguagem moderna: teoria da informação do consumidor, teoria da produção e dos custos e noções de equilíbrio. Serão revisitados temas como as fricções de mercado que geram ineficiência: monopólio, comportamento estratégico e oligopólio, e informação. Na análise macroeconômica, será dado ênfase tanto aos aspectos conceituais e teóricos como, também, aos casos práticos relacionados a problemas macroeconômicos atuais de nossa economia (Juros, Inflação, Câmbio e Crescimento Econômico). Fatos estilizados: dispêndio do consumidor de arroz em função do preço.

 GESTÃO FINANCEIRA – CUSTOS, ORÇAMENTAÇÃO DA LAVOURA, FORMAÇÃO DE PREÇO: O objetivo principal do módulo é a disseminação de conhecimentos de gestão financeira para ajudar a desenvolver instrumentos e ferramentas para a análise financeira das empresas inseridas nos diferentes elos da cadeia orizicola. Os alunos serão capacitados a desenvolver relatórios financeiros como Relatório de Fluxo de Caixa, Demonstrativo de Resultado de Exercício, Balanço Patrimonial. A disciplina abordará as análises, vertical e horizontal dos resultados do exercício, além de índices financeiros para a análise. Os alunos serão capacitados na elaboração de um fluxo de caixa da empresa, possibilitando trabalhar com o planejamento financeiro (previsão) e o real fluxo de caixa (realizado). Formação de preço dos produtos.

 CADEIA PRODUTIVA DO ARROZ II (ESTRUTURA NEGOCIAL): A aproximação e a sinergia entre os elos para o ganho de dinamismo da cadeia orizicola. Mitos da negociação: método ganha-ganha. Possibilidade de negociação a cada elo da cadeia “ganhando” alguma coisa. Os Gargalos: produtor (custos de arrendamento, dívida agrícola, etc), corredor de escoamento, contratos; Concentração produção: teoria dos arranjos produtivos. Política de Estado e Agricultura no Brasil; Assimetrias Regionais e entre Blocos econômicos. Os arranjos produtivos. A diferenciação da produção; O papel do varejo no negócio Orizícola. Palestra com convidado especial com tema/conteúdo prático da disciplina.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO AO ESTUDO DE CASOS EM AGRONEGÓCIOS: Análise de competitividade do negócio a ser estudado; identificação do contexto e da problemática; enquadramento de objetivos; estabelecimento das estratégias; ações; orçamento; cronograma; resultado esperado; probabilidade de êxito. O sumário executivo de uma proposta ou diagnóstico setorial.

GESTÃO DE COMPRAS: A gestão da aquisição (compras) tem um papel estratégico na rentabilidade do negócio agrícola, pois envolve grande volume de recursos, principalmente financeiros. Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa. Mostrar os aspectos estratégicos e operacionais de compras como diferencial competitivo do negócio. Medidas de Desempenho, quando e quanto comprar, fornecimento exclusivo – vantagens e desvantagem, compras compartilhadas, negociação.

 ESTRATÉGIA DE COMERCIALIZAÇÃO: É dirigida a elucidar os problemas relacionados à Economia Agrícola, que pretendem compreender de forma analítica o processo de comercialização agrícola. Essa compreensão é alcançada mediante emprego da Teoria Econômica e a utilização de modelos empíricos para mensuração dos fenômenos relativos ao funcionamento dos mercados agrícolas.

A proposição básica refere-se à interdependência entre a Comercialização e os Setores de Produção e Consumo em qualquer sociedade. A ênfase será na parte de. Análise Fundamentalista aplicada ao Arroz; Comportamento e as Características de oferta e demanda; Correlação dos Produtos Agrícolas; Transmissão de preços: mercado interno e externo. Entender o funcionamento dos mercados futuros e de opções agropecuários e estratégias que podem ser utilizadas para administração de riscos de preços.

Especificamente, pretende-se: Conhecer de forma teórica e prática o funcionamento dos mercados futuros e de opções agropecuárias visando administração de riscos. Desenvolver a habilidade de acessar informações e interpretá-las. Discutir estratégias atuais e potenciais.

Desenvolver o conhecimento avançado da Teoria do Hedge com o uso de derivativos agropecuários. Ênfase será em: Mercado a Termo: Cédula do Produtor Rural (CPR), CPR Financeira; Mercado Futuros: Conceitos básicos, operadores do mercado e tipos de ordem; Mercado de Opções: introdução aos derivativos agrícolas; Diversificação do Risco; Introdução a Análise Gráfica (grafista)

 GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DOS AGENTES DA CADEIA ARROZEIRA: Refletir e discutir a relação entre sociedade e natureza, tendo como “ancoragem” o processo de transição da agricultura “convencional” à agricultura “ecológica” e a noção de desenvolvimento rural sustentável. Bases teóricas da sustentabilidade agrícola. Sistemas alternativos de produção agrícola. Transições à sustentabilidade: da sustentabilidade agrícola à sustentabilidade dos sistemas agroalimentares. A problemática das biotecnologias. A questão ambiental e o desenvolvimento. O avanço do processo de desenvolvimento econômico tem criado riscos sobre a base de recursos extraídos da natureza como, também, causado significativos impactos ambientais. Objetiva-se despertar o interesse e massa crítica não apenas nas áreas acadêmicas e científicas, mas no âmbito da sociedade como um todo. A legislação aplicada ao ambiente Orizícola.

 ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – SUPERVISÃO PRESENCIAL: Orientação para elaboração de um projeto executivo para solução de um problema de negócios na cadeia do arroz. A ênfase será dada a um caso específico focalizado preferencialmente no âmbito empresarial dentro e fora da porteira. De forma adicional também será permitido a elaboração de projetos executivos no elo antes da porteira (setor de insumos).

ORGANIZAÇÃO DOS AGRONEGÓCIOS PARA A COMPETITIVIDADE: Conceituação, Ambientes e Estruturas de mercado; As principais mudanças e Tendências; O “antes” o “dentro” e “depois” da porteira; Estruturação, organização e gerenciamento de uma cadeia produtiva. Processo de formulação de uma estratégia de produção. Conteúdo de uma estratégia de produção para a competitividade, critérios competitivos: qualificadores e ganhadores de pedido. Palestra com convidado especial com tema/conteúdo prático da disciplina.

RELAÇÕES COM O MERCADO NO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL ORIZÍCOLA: Estratégia de Negócios, solução de tecnologia, processos e pessoas. Gerenciamento de todas as interações com os clientes. Criação de valor mútuo ao longo de todo o tempo de associação negocial. Uso do conhecimento para a obtenção de vantagens competitivas e lucratividade. Incremento e vendas, diminuição à sensibilidade do preço. Estabelecimento de reações mais duradouras. Marketing  de relacionamento. A integração das cadeias e das logísticas do campo ao consumidor final. A rede de supermercados e o movimento do food service da indústria de alimentação.

 TÉCNICAS DE EXPORTAÇÃO AGROINDUSTRIAL: Contextualização do ambiente competitivo exportador; Fatores críticos de sucesso para a competitividade agro-exportadora; Estruturação e Gestão das Operações Exportadoras; Alternativas e caminhos para a inserção internacional do Agribusiness do Brasil no competitivo cenário globalizado. O “antes” e o “depois” da porteira das fazendas em revisão total. 

 TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO VS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Conceituação das teorias da concorrência, dos mercados e das firmas. O conceito de sistema agroindustrial e suas interpretações. Organização produtiva e comercial de agroindústrias. Competitividade: aspectos conceituais e analíticos. Teorias de geração e difusão de inovações na tecnologia. A dimensão sistêmica da inovação e suas relações com o processo de desenvolvimento rural. Cybercultura; Inteligência Coletiva; Web 2.0: as novas ferramentas; Blogosfera. O comércio via internet; Bancos de dados como fator de pesquisas técnicas e científicas; Sistemas de informação mercadológicas na conquista de mercado.

RELAÇÕES CONTRATUAIS DO NEGÓCIO ARROZEIRO: Objetiva identificar como estão arquitetadas as relações entre os elos da cadeia Orizícola, partindo-se do antes da porteira (insumos de produção), passando pelo dentro da porteira (a produção de arroz) e o pós-porteira (a agroindústria e o consumidor final). A Teoria dos Custos de Transação, visando fundamentar teoricamente trabalhos e pesquisas no agronegócio. O modelo de governança “via preço” utilizado na relação entre o produtor e a agroindústria. A especificidade dos produtos agrícolas (temporal, locacional, de custos de transporte e conservação) e as conseqüências nas formas organizacionais de suas transações. O ambiente institucional e as estruturas que interligam os diversos segmentos da cadeia. Palestra com convidado especial com tema/conteúdo prático da disciplina.

 BANCA DE APRESENTAÇÃO TCC – Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso

INFORMAÇÕES GERAIS:

CARGA HORÁRIA: 360 horas

HORÁRIOS: sexta-feira: das 19h às 22h30min – sábado: das 8h às 12h – 13h às 16h.

AULAS: somente nos finais de semana; alternados. Sextas à noite e Sábados durante o dia.

LOCAL: Edifício Palácio do Comércio FEDERASUL – Rua Largo Visconde do Cairú, n°:17, 5° andar Porto Alegre/RS Pabx: (51) 3224.6111

HOSPEDAGEM: Para alunos de fora de Porto Alegre, dispomos de convênios com hotéis próximos da sede do I-UMA.

DOCUMENTAÇÃO:

Os candidatos considerados aptos deverão efetuar a matrícula junto à Secretaria do I-UMA mediante a entrega dos seguintes documentos e preenchimento de ficha de inscrição:

  • Certificado de Conclusão de Curso Superior de graduação devidamente registrado;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia da Cédula de Identidade e CPF;
  • Currículo atualizado.

 

CONTATO: i-uma@i-uma.edu.br